Crimes digitais e anonimato

Quem pretende praticar um ato ilícito usando a rede, pode pensar que provavelmente não será identificado!!, mas não é bem assim, com um pouco de empenho e usando os meios eficientes é totalmente possível identificar os autores no mundo digital.

O acesso por dispositivo conectado é feito através do número IP, sequencia de dígitos que identifica o dispositivo de onde veio a atividade, esse dado de acesso permite a localização do equipamento e os dados vinculados a ele.

Pois bem, e quando o IP é rotativo ?, isso significa que mais de um dispositivo pode usar o mesmo número IP compartilhando o recurso em espaços de tempo muito próximos, assim a tarefa de identificação fica mais difícil, isso acontece devido a grande quantidade de dispositivos conectados.

O IPV4 ( usado atualmente ) dimensiona a quantidade de endereços disponíveis, infelizmente essa quantidade é pequena para atender todos ao mesmo tempo, por isso acontece o compartilhamento, em breve teremos o IPV6 este sim tem capacidade absurdamente maior e vai ser amplamente utilizado com a propagação da internet das coisas.

IOT ( Internet of things ) sigla em inglês, significa que os aparelhos domésticos e mais dispositivos com capacidade de conexão vão ser comandados remotamente e tudo será muito mais automatizado, aparelhos de TV, geladeira, micro-ondas, liquidificador, cafeteira, luzes, fechaduras e muitos outros podem ficar online; será que minha cafeteira poderá cometer um crime digital??, pode ser que alguém tendo acesso ao endereço IPV6 desse dispositivo use para tal fim, mas a resposta não é absoluta !, com a inteligência artificial e a capacidade de aprender das máquinas coisas estranhas podem acontecer.

Enfim, para descobrir os infratores contamos com a ajuda do CGI.BR ( Conselho Gestor da Internet no Brasil ) e seus órgãos integrantes, desta maneira os registros de navegação da internet no Brasil são guardados, com exatidão de dados, Hora – Minutos – Segundos de cada acesso, é possível assim saber qual a origem e destino de cada operação e seu respectivo IP.

Importante saber que existem várias regiões e cada uma delas mantem o seu órgão controlador da internet em diferentes lugares do mundo, guardando a base de dados para controle e segurança.

Esses dados podem ser requisitados ao CGI.BR de maneira judicial ou administrativa de acordo com cada caso, o mais indicado é procurar um profissional que identifique a melhor maneira considerando a situação em concreto para solicitar os registros.

É claro que o assunto é técnico e complexo, muitos meios ardilosos podem ser usados para maquiar situações e tentar esconder autores, mas o anonimato é algo muito improvável e a punição algo muito provável.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe na mídias sociais

Outros Posts

Como fazer Compliance

Como fazer compliance

Compliance, como fazer? e como funciona! O programa de compliance atualmente já é obrigatório em alguns estados Brasileiros, para todas as empresas que queiram contratar

Read More »

E-commerce

E-commerce O comércio eletrônico permite às pessoas comprarem no conforto de suas casas ou de onde preferirem, ofertas incríveis e produtos melhores ainda, quando tudo

Read More »

Falando sobre Direito Digital

Falando sobre Direito Digital O Direito digital abrange muitas questões envolvendo os meios eletrônicos e de comunicação de dados, sendo assim é inserido automaticamente em

Read More »

Crimes digitais e anonimato

Crimes digitais e anonimato Quem pretende praticar um ato ilícito usando a rede, pode pensar que provavelmente não será identificado!!, mas não é bem assim,

Read More »

(67) 9229-0249

OAB/MS 23.501

Utilizamos os seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos durante sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza https://buzonadvogados.com.br/ A coletar tais informações e utiliza-las para estas. Em caso de dúvidas acesse nossas Políticas de Privacidade.