Minha conta foi Hackeada, o que fazer?

É comum o relato de usuários informando que sua conta nas redes sociais foi hackeada, principalmente no instagram e facebook, isso infelizmente é algo comum e vem acontecendo de forma recorrente. Pode acontecer devido a algumas falhas destes usuários, para ser mais específico na maioria dos casos caem em algumas armadilhas que possibilitam a perda do acesso, em outras situações pode ser mérito dos hackers sem que o dono da conta contribua efetivamente.

A questão é o que fazer depois que acontece!! E como devo fazer para recuperar o acesso?.

As redes sociais tem serviços de suporte aos cliente / usuários que possibilitam relatar qualquer situação anormal que esteja acontecendo, isso pode ser abusos entre usuários, funcionamento indevido de algum recurso e pedidos para recuperar o acesso ao perfil.

Ocorre que os serviços mais populares como instagram e facebook somados tem aproximadamente 250 milhões de usuários no Brasil, dados de 2021, atender todo esse público não parece ser tarefa fácil, para falar apenas sobre usuários que perderam acesso, eles depois de perceberem o ocorrido tentam muitos contatos para ter de volta seu perfil, alguns informam que enviaram mais de 300 solicitações tentando resolver a questão sem êxito.

Na nossa experiência temos notado que o que realmente funciona nesses casos é o pedido judicial!! Mas como fazer isso ?

É necessário entrar em contato com um Advogado, de preferencia um especialista na área, ele vai fazer um pedido judicial para recuperar o acesso!! Essa medida geralmente funciona, são usados os próprios dados do usuário para provar que realmente era dono da conta em questão, como o conteúdo que ele postava, fotos dele com a família e com amigos etc..., alguma campanha feita para impulsionar os negócios quando se trata de perfil usado comercialmente.

Esses dados são apresentados no processo e fundamentam o pedido, desta maneira não existe argumentos contrários para não devolver o acesso ao proprietário por direito.

Isso pode demorar? O processo todo leva de 4 a 6 meses, mas geralmente com um pedido de urgência bem elaborado o Juiz acata e devolve o acesso em 10 ou 15 dias, depois disso são analisados os outros pedidos, como possíveis indenizações e se for o caso a quebra de sigilo para identificar os dados do Hacker para processo posterior contra o autor.

O fato do suporte das redes sociais não recuperarem o acesso das conta hackeadas é algo que precisamos entender, eles também estão sujeitos a golpes de falsos usuários e as implicações da lei caso tomem alguma atitude errada, isso demanda uma analise profunda dos pedidos o que requer tempo e mecanismos para constatar que tudo está de acordo.

Assim mediante ordem judicial tudo fica mais fácil, se foi um Juiz que determinou a volta de acesso de um determinado usuário, deve ser cumprido, e não resta dúvida do que deve ser feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe na mídias sociais

Outros Posts

Como fazer Compliance

Como fazer compliance

Compliance, como fazer? e como funciona! O programa de compliance atualmente já é obrigatório em alguns estados Brasileiros, para todas as empresas que queiram contratar

Read More »

E-commerce

E-commerce O comércio eletrônico permite às pessoas comprarem no conforto de suas casas ou de onde preferirem, ofertas incríveis e produtos melhores ainda, quando tudo

Read More »

Falando sobre Direito Digital

Falando sobre Direito Digital O Direito digital abrange muitas questões envolvendo os meios eletrônicos e de comunicação de dados, sendo assim é inserido automaticamente em

Read More »

Crimes digitais e anonimato

Crimes digitais e anonimato Quem pretende praticar um ato ilícito usando a rede, pode pensar que provavelmente não será identificado!!, mas não é bem assim,

Read More »

(67) 9229-0249

OAB/MS 23.501

Utilizamos os seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos durante sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza https://buzonadvogados.com.br/ A coletar tais informações e utiliza-las para estas. Em caso de dúvidas acesse nossas Políticas de Privacidade.